quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A mesma história de sempre (por outras palavras)



Ebenezer Scrooge, personagem de A Christmas Carol de Charles Dickens
Há episódios que acontecem como se a vida os tivesse planeado sem nós sabermos. Dão-se, simplesmente, e incluem-nos sem sequer termos conhecimento disso. Alguns são mais positivos outros mais negativos, porém, todos eles valiosos. A vida é um álbum de recortes, cheia de fotografias antigas, de comentários realistas ou emocionais, de borboletas secas e manchas de tinta, e nada podemos fazer para alterar essas antigas recordações. Não temos o poder de ver as primeiras páginas e rasurar as palavras pensadas e escritas nem podemos arrancar fotografias. O único caminho está nas páginas seguintes.

O obstáculo para concretizar esta imposição delicada que é a vida, está no facto de que nem todos possuem a capacidade de perceber a quantidade de páginas que já preencheram. Há pessoas que colocam tudo e mais algo que ainda sobre nas páginas que lhes foram atribuídas e quando dão conta já não há espaço, já não há folhas em branco, já não há caminho para continuar a escrever. E ainda há aqueles que não colocam coisa alguma, deixando o álbum amarelecer e ser comido pelas térmitas.

Mas este novo álbum tem 365 páginas em branco desejosas de serem ocupadas, de serem possuídas por mentes dispostas a viver a vida ao máximo e a tirar o melhor proveito de cada momento. Não é uma nova vida nem uma nova oportunidade. É a mesma vida e a mesma oportunidade de viver e viver bem. 

Oiçam um conselho de alguém que tem reservas sobre uma segunda oportunidade depois de morrermos: aproveitem aquilo que têm agora e as pessoas que estão presentes, aproveitem todas as horas que tiverem para dormir, para ler, para sair de casa, para ir à praia, para se divertirem, para serem humanos, porque a vida é toda ela uma história criada na nossa mente, como um conto de Dickens, e se nós não vivermos ninguém a viverá por nós. Ninguém no mundo se erguerá e dirá: "Eu tomo a tua vida e vivê-la-ei por ti.". 

Lembrem-se: uma só vida, uma só oportunidade.

Inês Silva



Sem comentários: