terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que andas a ler?


A Humilhação, PHILIP ROTH





"Simon says" é uma expressão popular que para mim faz parte da personagem Simon e do próprio  Phillip Roth, que lhe criou uma perfeita HumilhaçãoNão que ela seja perfeita literalmente mas é irrepreensível em conseguir captar o nosso interesse, e isso é exatamente o que se pede a um livro que aspire a ser muito bom.  
Logo nas primeiras páginas a facilidade de leitura é aliciante. Não existem segundos pensamentos, nem segundas intensões. Com A Humilhação, o que se vê, neste caso o que se lê, é o que existe. Segue-se a facilidade em expor uma personagem de uma forma praticamente natural. A personagem surge, apresenta-se e segue rumo incerto por entre as restantes páginas. Talvez, o seu único problema seja ser demasiado simples para se tornar num protagonista memorável, mas, também, ninguém pediu nenhum herói. 
Há que ter em consideração que o tom é melancólico, e este não será um livro para se ler numa tarde cinzenta de chuva em que já se está deprimido. Porém, há uma leve esperança durante o desenrolar da ação – quer para o protagonista, quer para nós – de que algo se dê, de que algo melhore e que toda aquela humilhação seja, no mínimo, aliviada. Não levantarei opiniões sobre o final (provavelmente perdoável para os realistas e não tão aceitável para os otimistas...).  
É, em conclusão, uma obra sólida e boa. Chocante a certo ponto, frustrante a certo nível e possivelmente desconcertante a curto prazo. É um livro recomendável às mais variadas personalidades, mas por favor, que não se aconselhe aos moralistas, conversadores, puritanos e crianças abaixo dos quinze anos.



Inês Silva, 12ºA

Sem comentários: